quinta-feira, 26 de março de 2009

De olho no PPP Brasil. É só espiar! (Cap. 12)

E a marolinha deu mais um caldo em Lula. Na ocasião da visita de Gordon Brown ao Brasil, nosso presidente nos brindou com mais uma pérola sobre a crise financeira mundial. Na opinião de Lula, a crise não teria sido causada "por nenhum negro ou índio". E teve mais: "Não conheço nenhum banqueiro que seja negro ou índio. São todos branquinhos de olhos azuis" (reprodução da declaração do presidente, extraída do blog de Adalberto Piotto, jornalista da CBN).
As palavras de Lula revelam que a infeliz observação sobre uma tal marolinha não lhe foram aprendizado suficiente. Vemos novamente observações enviesadas e equivocadas (além de grosseiras e preconceituosas) sobre as reais origens da crise, novamente fruto da "espontaneidade" de Nosso Guia. Isso sem falar, é claro, na deselegância das alfinetadas gratuitas e inócuas não apenas a Brown, mas a toda a imprensa estrangeira que cobria o evento.
Não torço contra o presidente, muito pelo contrário, mas penso que talvez fosse melhor que sua popularidade continuasse caindo nas próximas pesquisas. Isso talvez o trouxesse de volta ao mundo real e lhe permitisse observações pertinentes e condizentes a alguém de sua envergadura política e do cargo que ocupa. Até porque ele vai precisar de um pouco de pé no chão se quiser, de fato, fazer a sua sucessora.

Nenhum comentário: